Visita de estudo " Museu Martins Sarmento"

Foi no dia 24 de Fevereiro que visitamos o museu Martins Sarmento na cidade de Guimarães. À nossa espera estavam várias pessoas que nos acompanharam e apoiaram.
O grupo foi dividido pois as atividades eram diferentes para os meninos de 5 e de 4 anos.
Os meninos de 4 anos assistiram a uma história de encantar e a uma exibição de palhaços.  O grupo de 5/6 anos dirigiram-se para o claustro do Convento de S. Domingos do sec XVI.
No clautro assistiram a uma pequena "palestra" sobre Martins Sarmento.
Procurou-se mostrar às crianças que é possível aceder ao passado, para o conhecer e compreender, através do legado que nos foi deixado pelos antigos e que hoje se pode observar e admirar nos museus.

Martins Sarmento foi um célebre arqueólogo que se ocupou do estudo científico das ruínas da Citánia de Briteiros e contribuiu para a conservação e divulgação dessa riqueza.



Após a explicação, pintamos a figura do arqueólogo.



... e reconstruímos uma casinha do Castro do Sabroso que se encontrava no claustro.

Neste espaço expõe-se ainda, uma variada coleção de objetos de pedra polida,, composta por algumas dezenas de instrumentos genuínos de diversos formatos provenientes de diversas regiões do Norte e Centro de Portugal, tais como: machados de pedra, trituradores, martelos, polidores, enxós, pesos de rede e tear, etc. Além destas peças líticas, há ainda furadores de osso, fragmentos de contas de calaíte. Sobre as vitrinas o visitante pode observar um enxó e um machado em pedra, com reconstituição de encabamento.
Esta visita de estudo permitiu-nos mesmo confirmar que: " As pedram também falam".

Sem comentários:

Enviar um comentário