Profissões - Enfermeiro no INEM

Recebemos mais um encarregado de educação muito simpático, desta vez veio ao nosso jardim de infância falar da sua profissão o pai da Íria.
Enfermeiro no INEM. Primeiro falou-nos um pouquinho do seu uniforme e da estrela que tem estampada nas costas a Estrela da Vida
O INEM também tem uma mascote que se chama Estrelinha  
Mostrou-nos miniaturas das viaturas do IMEM, esta foi a parte mais divertida, pois o nosso sonho era ver uma de verdade.
Para que servem estes meios de transporte?
Ainda existem outros ?
E assim aprendemos... pela acção, pela partilha, pela pesquisa...
 
 













A partir de Julho de 2004, as motas de emergência passaram a fazer parte dos meios do INEM. A mota de emergência médica é um meio ágil, vocacionado para o trânsito citadino, que permite chegar rapidamente ao local onde se encontra o doente.
Este veículo transporta um aparelho de Desfibrilhação Automática Externa, oxigénio, adjuvantes da via aérea e ventilação, equipamento para avaliação de sinais vitais e glicemia capilar e outros materiais de Suporte Básico de Vida (SBV).

Este material permite ao Técnico do INEM adoptar as medidas iniciais necessárias à estabilização da vítima, até que estejam reunidas as condições para um eventual transporte.

As ambulâncias de Suporte Básico de Vida (SBV) têm como objectivo principal a estabilização de doentes que necessitem de assistência durante o transporte para uma Unidade de Saúde.
A sua tripulação é composta por Técnicos de Ambulância de Emergência, permitindo a aplicação de medidas de Suporte Básico de Vida.
As ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, tais como manobras de reanimação.
A tripulação é composta por um Enfermeiro e um Técnico de Ambulância de Emergência e visa a melhoria dos cuidados prestados em ambiente pré hospitalar à população. As Ambulâncias de Suporte Imediato de Vida destinam-se a garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.
Ao nível dos recursos técnicos tem a carga de uma Ambulância de Suporte Básico de Vida, acrescida de um monitor-desfibrilhador e diversos fármacos. O equipamento das SIV permite a transmissão de electrocardiograma e sinais vitais.
A Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente.
A sua equipa é constituída por um Médico e um Enfermeiro e dispõe de equipamento de Suporte Avançado de Vida.

Os helicópteros de emergência médica do INEM são utilizados no transporte de doentes graves entre unidades de saúde (transporte secundário) ou entre o local da ocorrência e a unidade de saúde (transporte primário).
Estão equipados com material de Suporte Avançado de Vida, sendo a tripulação composta por um Médico, um Enfermeiro e dois pilotos.
Mas o Sr. Enfermeiro Óscar Crespo trouxe-nos muitas mais novidades, mostrou-nos alguns aparelhos que pode transportar com ele e até pudemos experimentar alguns!
                                       
Mais uma profissão muito difícil mas muito importante.
Porquê? Perguntei... porque salvam vidas; ajudam pessoas doentes que estão quase a morrer;  ajudam pessoas que tem acidentes...
                                                        







-Um dia queria trabalhar assim... diz o Simão que não parou de falar,  tal era o entusiasmo!
Muito Obrigada Sr. Enfermeiro por partilhar  connosco coisas tão importantes, mesmo depois de uma noite de trabalho!

Sem comentários:

Enviar um comentário