Eleições na nossa sala ...

Tal como fazemos todos os dias, reunimos à volta da mesa ou no tapete e contamos as novidades do dia anterior. Segunda-feira, após a eleição do Presidente da Republica as crianças chegaram à sala cheias de novidades.

- Ontem fui com a minha mãe votar, mas ela explicou-me que só posso votar quando tiver 18 anos.
- Eu também fui, não votei mas gostava muito…
 Estes meninos são muito atentos e sabiam o nome de quase todos os candidatos à Presidência da Republica assim como  do Presidente da Republica reeleito, mas não ficaram por aqui! Sabiam também o nome do Primeiro Ministro e do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca.
Após muito conversarmos o grupo chegou à conclusão que na nossa sala também fazia falta um presidente.
Para haver eleições na nossa sala precisamos de candidatos, por isso cada grupo ( são 3 os grupos) tiveram que eleger o seu candidato. Foram assim apresentados os três candidatos, da mesa 1 Daniel Lima, da mesa dois Afonso e da mesa 3 Aninhas.
- Temos de pintar também as Bandeiras, para depois festejarmos…
Tivemos que procurar uma bandeira, escolhemos a de Portugal, é muito bonita e é do nosso pais.
Na terça feira logo de manhã preparamos tudo, os boletins de voto que a professora fez no computador com as fotografias de todos os candidatos, a urna para colocar os votos uma esferográfica para fazer o x. Depois lá fomos votar, a Maria João, a Beatriz e o Simão estavam na mesa de voto a controlar os eleitores.
Um a um lá foram passando pela mesa de voto, no final fez-se a contagem, 13 votos para o Daniel Lima, 4 para o Afonso e 7 para a Aninha, (o candidato Afonso não veio à Escola por estar doente) a Maria João registou no Gráfico, o resultado.  
O vencedor foi o Daniel Lima.

Após a eleição discutiram-se as funções do novo presidente, assim o grupo decidiu que:


- Deveria cumprir todas as regras para dar sempre o exemplo;
- Aprovar as regras da sala;
- Falar com a Educadora quando algo não agradar;
- Ouvir a opinião dos colegas;
- Reunir com o grupo e debater assuntos do seu interesse.
Ficaram de pensar em mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário