CAMPANHA « Ninho da Floresta»

É uma iniciativa do CLUBE DA FLORESTA " ESQUILOS & PICOS"  o objectivo desta campanha é obter o maior número de árvores possivel, para que no próximo ano lectivo se possa recuperar uma área florestal ardida no concelho de Ponte da Barca.
As espécies escolhidas foram o castanheiro, o carvalho e a nogueira, por serem árvores autóctones, bastante resistentes ao fogo e capazes de reduzir o crescimento de mato em seu redor.

A metodologia a adoptar é a seguinte:
-  Em todas as escolas e jardins de Infância do agrupamento que aderirem, os alunos e professores / educadores semeiam em vasos o máximo de sementes que conseguirem obter (castanhas, bolotas e nozes). Cada vaso deve ser enchido até meio com terra. Coloca-se de seguida a semente e cobre-se com terra vegetal. Colocam-se os vasos ao ar livre, tendo o cuidado de vigiar o crescimento de ervas daninhas e providenciar a rega necessária.
- No Outono de 2010 far-se-á a plantação das árvores obtidas, em local a designar oportunamente pelo Agrupamento e pela Câmara Municipal. Esta plantação deve ser feita pelos alunos e seus pais, orientados pelos professores / educadores.
- O clube dispõe de vasos, que fornecerá. No entanto, caso a adesão seja grande, estes podem não ser suficientes, pelo que os professores / educadores poderão usar outros recipientes (pacotes de leite vazios, fundos de garrafas de refrigerante…). A terra vegetal será fornecida pelo clube, conforme os apoios obtidos para a adquirir.
- Em função do apoio dado pela Câmara Municipal, poderá ser instalado um sistema de rega programável, que manterá as árvores regadas durante as férias de verão.
Considerando que cem árvores preenchem um hectare de terreno, esta iniciativa pode permitir a recuperação de uma área muito significativa. Tal só pode ser conseguido com a união do máximo de escolas e jardins, pois é a união que faz a força.

Fomos convidados  a participar nesta iniciativa do Clube da Floresta "Esquilos & Picos" e já começamos a sementeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário