Dia do Pai

Durante esta semana dedicamos parte do nosso tempo a trabalhar para o nosso pai, ler histórias, fazer desenhos e textos, tudo sobre ele. Ele é mesmo o nosso herói

Agora podemos revelar o que lhe vamos oferecer: é uma caixinha feita com caixas de cereais e decorada por nós, lá dentro tem uma esferográfica que nós decoramos com muito carinho.                                      



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"As pedras também falam" Perfil de Solo

Todas as Rochas que estão à face da terra são alteradas através do processo de meteorização. O vento e principalmente a água são os agentes erosivos que mais contribuem para a desagregação das rochas. A água dissolve certos minerais, ou transforma-os noutros mais frágeis, diminuindo a consistência das rochas. As mudanças de temperatura provocam fracturas, fendas e fissuras, nas quais se acumulam fragmentos e elementos minerais resultantes da degradação das rochas, bem como folhas e outros restos mortos. Também se instalam alguns seres vivos, como plantas, cujas raízes alargam as fracturas, contribuindo para a desagregação das rochas.

O solo é o resultado de mudanças ocorridas nas rochas. A acção do vento da chuva e dos organismos vivos (processos físicos, químicos e biológicos) são os responsáveis por este lento processo. Calcula-se que cada centímetro do solo é formado num intervalo de tempo de 100 a 400 anos. Desta alquimia da mãe natureza resulta uma mistura complexa de grãos rochosos e minerais, matéria orgânica, água e ar, a que chamamos solo ou simplesmente "terra". Subtil universo onde pulula a vida, da bactéria mais humilde à maior das árvores.
No final da sua formação, o solo maduro é constituído por quatro horizontes, estes situam-se sobre a rocha – mãe, que é a rocha a partir da qual se formou o solo.
Nós, visitamos um perfil de solo e recolhemos algumas amostras das diferentes camadas.
Na sala, com a ajuda da professora Susana mãe do Luís, e do professor Orlando Costa, analisamos essas camadas à lupa binocular, verificando algumas diferenças na cor e na sua textura.




A primeira camada é rica em húmus, observamos restos de folhas, paus, sementes, casca de árvores, alguns bichinhos-de-conta, minhocas, formigas, aranhas, caracóis....
Essa camada é chamada camada fértil, por isso é a  melhor para as sementeiras, é nesta camada que as plantas encontram alguns sais minerais e água para se desenvolver.

A outra camada também tem uma cor escura, porque também é rica em húmus. As plantas encontram aqui água e sais minerais, calcário, argila e areia, que necessitam para fabricarem o seu alimento.
Esta camada é muito permeável e existem espaços entre as partículas da areia, permitindo que entre ar e água com mais facilidade. Descobrimos também que alguns animais como as toupeiras, as minhocas e as formigas, escavam por ai alguns túneis que permitem a entrada de ar.
A terceira camada é a das rochas parcialmente meteorizadas e erodidas.
A quarta camada é a de rochas que se começam a meteorizar.
As práticas que se desenvolveram reforçaram os principais conceitos relativos à ciência do solo. A verificação de algumas características mencionadas anteriormente familiarizou o aluno com este meio que muitas vezes é injustamente ignorado;  permitiram o manuseamento de instrumentos científicos; sensibilização para a linguagem cientifica, contribuição para a aquisição de hábitos de observação e de pesquisa...

Depois construímos o nosso perfil de solo



Este perfil de solo ficou em exposição  à comunidade educativa do Agrupamento e à comunidade local, no Dia das Ciências e, posteriormente, na Biblioteca do Pólo 1 do Agrupamento.
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Carnaval do tempo dos meus avós

Poucos mas Bons...

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Carnaval está a chegar...

 

Com o carnaval à porta começamos a preparar o ambiente educativo e a desenvolver vários trabalhos sobre o tema.
Cantamos, escrevemos, identificamos, pintamos, recortamos, montamos, colamos e decoramos a nossa sala.
Escolhemos a nossa fantasia...                         Aqui estão...
    
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PARABÉNS...

Desta vez são Parabéns a duplicar. A Maria João e a sua Mãe festejam o aniversário no mesmo dia. Mas que linda prenda, para as duas...
Beijinhos e Muitas Felicidades!
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Experiência " Como é que a pasta proteje os dentes?"

Estamos a ficar uns cientístas!
Para percebermos melhor como é que a pasta de dentes / flúor protegem os nossos dentes das cáries, realizamos mais uma experiência...
Material necessário:


2 ovos cozidos ( a casca fica um pouco mais dura, parecida com o esmalye dos dentes);
vinagre;
2 copos;
pasta de dentes.


1º barramos um dos ovos com pasta de dentes, a fazer de conta que era um dente lavado;
2º ao outro ovo não fizemos nada, fizemos de conta que era um dente não lavado;
3º depois colocamos os ovos dentro dos copos, e enchemos com vinagre.


Como não se podia ver o resultado, tivemos que esperar até ao dia seguinte.
Entretanto fomos colocando algumas hipóteses:
- O ovo sem pasta vai ficar preto;
- O que tem pasta vai ficar branquinho;
- o que não tem pasta vai ficar poder;
- vai ficar amarelo...

No dia seguinte...
No dia seguinte verificamos que o vinagre do  ovo não lavado estava mais escuro do que o do ovo lavado;
Quando retiramos o ovo do vinagre verificamos que o ovo lavado com pasta estava mais resistente, enquanto que o não lavado tinha uma casa muito fina e partia com muita facilidade.


Assim, com esta experiência, concluímos que a pasta dos dentes/flúor ajuda a proteger os dentes do ácido da boca e assim eles ficam mais fortes e duros, não molinhos e fracos como os dentes que não são lavados.
A higiene oral são os cuidados que devemos ter com a nossa boca.

Devemos lavar os dentes pelo menos três vezes ao dia, o seguir ao pequeno-almoço, a seguir ao almoço e ao jantar.
Não devemos comer doces fora das refeições, porque além de fazer mal à saúde, o açúcar ajuda as bactérias a provocarem as cáries.
Devemos bochechar com flúor de 15 em 15 dias, porque faz os dentes ficarem resistentes.
Usar o fio dentário para limpar entre os dentes.
Devemos ir ao dentista duas vezes por ano.
A escova dos dentes deve ser mudada de três em três meses e a pasta dos dentes deve ter sempre flúor. 0 comentários

programa de promoção da saúde oral

"O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral desenha uma estratégia global de intervenção assente na promoção da saúde, prevenção e tratamento das doenças orais, desenvolve-se ao longo do ciclo de vida e nos ambientes onde as crianças e jovens vivem e estudam."
No dia 2 de Fevereiro recebemos a visita da enfermeira Alexandrina que veio à nossa escola para conversar connosco acerca da importância da higiene oral e observar o estado dos nossos dentinhos..
As noticias são muito boas porque não se verificaram registos de cáries..
Nós, portamo-nos muito bem, abrimos  a nossa boca para a enfermeira observar e contar todos os nossos dentes, no final registaram tudo, daqui a algum tempo vão comparar os resultados.


Para continuarmos a fazer a higiene oral no nosso Jardim de infância todos recebemos um copo, pasta e escova de dentes.


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