Projecto sobre Multiculturalidade

A fim de dar cumprimento a mais um dos objectivos da Educação Pré-escolar:
,
“Promover o desenvolvimento pessoal e social da criança com base em experiências de vida democrática numa perspectiva de educação para a cidadania”;

Fomentar a inserção da criança em grupos sociais diversos, no respeito pela pluralidade das culturas, favorecendo uma progressiva consciência do seu papel como membro da sociedade”.

Durante algum tempo, desenvolvemos um projecto sobre multiculturalidade, pesquisamos, em livros, revistas, enciclopédias e internet, as diferentes raças humanas divididas pelos 5 continentes. Observamos o globo terrestre para sabermos localizar os continentes. Construímos um globo gigante a 3D e colamos nele recortes com as raças humanas que recolhemos nas pesquisas em revistas. Desenhamos um Mapa do Mundo com os 5 continentes, que pintamos de cores diferentes e identificamos cada continente. Aprendemos histórias dos meninos do mundo, Canções, poesias… observamos apresentações em PowerPoint sobre alguns lugares do mundo, representamos a história do “ Menino de todas as Cores de Luísa Ducla Soares e ainda realizamos fichas de trabalho para avaliarmos o que tínhamos aprendido.
Para finalizarmos o projecto, queríamos fazer uma festa…convidamos um grupo de alunos da EPRALIMA oriundos de Cabo Verde, que frequentam o curso de Animador Sociocultural.
Apresentaram-se e falaram um pouco das suas ilhas. Explicaram-nos que, os textos que cantavam exprimiam admiração, louvor, crítica ou o sofrimento das crianças dos bairros mais pobres.
A simplicidade com que se apresentaram cativou mesmo os mais inibidos
Com os baldes dos jogos fizeram batuques, com sacos de plástico acompanhavam o ritmo cantando as suas músicas. A dança foi contagiante e exige virtuosismo nos movimentos das ancas e das nádegas que foram muito apreciados pela audiência.
As meninas mais corajosas acompanharam as dançarinas e fizeram-no muito bem… para mim, foi uma grande revelação…
Agradecemos aos Alunos da EPRALIMA e à professora que os acompanhou.

Sem comentários:

Enviar um comentário