Projecto " As Pedras Também Falam" Visita de estudo ao Castelo e Espigueiros de Lindoso

Visita de estudo ao Castelo e Espigueiros do Lindoso.


No dia 5 de Maio, os alunos do jardim-de-infância do Centro Escolar de Entre Ambos-os-Rios realizaram, no âmbito do Projecto “As pedras também falam”, uma visita de estudo ao Castelo e Espigueiros do Lindoso. Às 09h30m, na Porta de Lindoso, foram recebidos à altura pelas funcionárias da ADERE e do PNPG.
Os objectivos principais da visita, eram mostrar às crianças a importância das pedras na construção de edifícios marcantes na história da região, como o castelo e construções úteis para a comunidade como os espigueiros e o forno comunitário. Permitiu também dar a conhecer um pouco da nossa história através das marcas deixadas pelos romanos nas suas construções.
Chegados à Porta do Lindoso, assistiriam a uma pequena palestra e a uma visita guiada pelo Dr. Nuno Pousada, Biólogo e pela Dra. Susy Almeida Antropóloga. Foi uma visita muito enriquecedora, durante toda a palestra e visita, houve a preocupação de usar uma linguagem adequada à faixa etária das crianças visitantes, transmitindo-lhes assim os conhecimentos históricos associados ao castelo, e convencendo-os de que realmente “as pedras também falam” quando nos dizem que na nossa região, a pedra dominante é o granito e as nossas construções têm-no como base. Quando nos dizem que há muitos, muitos anos, passou por aqui um povo guerreiro, os Romanos e, deixaram as suas marcas com belos castelos e pontes.




Sem comentários:

Enviar um comentário