Natal de Outrora



O Natal dos nossos AVÓS

Pedimos aos nossos avós para nos contarem como era o Natal quando eram crianças.
As respostas que nos chegaram foram muito variadas. Todas as crianças sabiam o que os seus avós tinham referido. Estas histórias foram todas ouvidas com muita atenção. Este Natal era muito diferente do de agora. O que mais os impressionou foi não existir o Pai Natal, nem receberem presentes com actualmente.
No entanto, em todas os lares existia calor humano. Apesar das dificuldades vividas na época, na consoada nunca faltou a ementa que ainda hoje perdura bacalhau, batatas e as couves fresquinhas colhidas nas hortas.

O Natal dos nossos PAIS
Pedimos também aos nossos pais para nos descreverem o Natal de quando tinham a nossa idade. Verificamos que também este era muito diferente do nosso. Para alguns, também não existia o Pai Natal, no entanto, faziam um lindo presépio com musgo, pedras, galhos, e serradura para desenhar os caminhos que levavam à cabana do menino Jesus. Prendas? Havia apenas para alguns, mas apenas 1 ou 2.
Quem oferecia as prendas era o menino Jesus e não o Pai Natal. Estas eram colocadas no sapatinho que era deixado durante a noite junto à chaminé.
Crianças e adultos divertiam-se , a jogar ao pião e à pigarra.
Assavam-se as pinhas na lareira e retiravam-se os pinhões (que depois eram colocados dentro de uma meia velha e esfregados até ficarem brancos.) com os pinhões jogavam ao " par, pernão"

Sem comentários:

Enviar um comentário