Despertar para a Ciência

No Jardim de Infância deve promover-se um ambiente em que as crianças possam apreciar a ciência e construir experiências positivas em relação a ela. As crianças devem vivenciar situações diversificadas que, por um lado, permitam alimentar a sua curiosidade e o seu interesse pela exploração do mundo que as rodeia e, por outro, proporcionar aprendizagens conceptuais, fomentando, simultaneamente, um sentimento de admiração, entusiasmo e interesse pela ciência e pela actividade dos cientistas.

As actividades das crianças estão, desde muito cedo, recheadas de ciência: quando a criança puxa ou empurra um objecto, quando chuta uma bola com mais força, quando anda de baloiço, quando desce o escorrega, quando brinca na banheira com brinquedos que flutuam na água, quando se observa em espelhos diferentes, quando coloca brinquedos em posição de equilíbrio, quando enche e esvazia recipientes com água, quando faz construções na areia, …
As aprendizagens que a criança realiza nestas circunstâncias decorrem principalmente da acção, da manipulação que faz dos objectos que tem à sua disposição, sendo, por isso, do tipo causa /efeito. Isto é, através da sua interacção com objectos, a criança aprende que “ se fizer isto acontece aquilo” e, portanto, “ para acontecer aquilo tem de se fazer assim”.
Inicialmente, através do seu brincar e, posteriormente, de forma mais sistematizada quando acompanhada pelo adulto, a criança vai estruturando a sua curiosidade e o desejo de saber mais sobre o mundo que a rodeia. Estarão, assim criadas as condições para dar os primeiros passos em pequenas investigações, as quais se pretendem progressivamente mais complexas.
In: DGIDC - Brochura "Despertar para a Ciência", p. 13.

Nós tivemos mais um dia divertido de aprendizagem e descobertas. O prof. Orlando voltou ao nosso Jardim de Infância.
Conversamos muito e chegamos à conclusão que existem muitos animais na terra, com características muito diferentes,  alguns tão pequeninos que não os conseguimos ver sem ajuda.
Para este trabalho ser possível de realizar utilizámos o seguinte material:
-  Microscópio, (instrumento que permite observar objectos muito pequenos que a olho nu são impossíveis de visualizar).
. Lâminas

. Lamelas
. Pinça
. Material vivo para observação. Água do tanque
1º: Com a ajuda de um conta-gotas retirámos uma gota de água de dentro da caixa;
2º: Colocámos essa gota na lâmina e de seguida a lamela por cima;
3º: Colocámos a ampliação desejada e visualizámos ao microscópio a amostra anteriormente preparada;
4º: ligou-se o microscópio à televisão e assim pudemos observar todos ao mesmo tempo.






  







Numa segunda fase exploramos individualmente o microscópio.
O mais importante foi alimentar a curiosidade das crianças e estimular o seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

 

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