Aprender ciência - Porque Chove?


Actualmente tem chovido muito na nossa região. As crianças estão constantemente a questionar a educadora:
- Porque chove?
- De onde vem tanta água?
- Como se formam as nuvens?
Daí a necessidade de realizar a experiência.

Seleccionamos o material necessário
- Balde transparente

- Prato de alumínio
- 1 panela
- Fogão
- Gelo

Procedimento1º
1º- Colocamos a água na panela a aquecer até entrar em ebulição.




2º- Vertemos a água quente dentro do balde e colocamos um prato de alumínio em cima.


3º- Dentro do prato que foi colocado em cima do balde, colocamos vários cubos de gelo e aguardamos.



 As paredes transparentes do balde ficaram cheias de vapor de água.
Verificou-se a existência de evaporação dentro do balde. A água passava do estado líquido ao estado gasoso. A água muito quente ia-se evaporando dentro do balde, ao subir e entrar em contacto com o prato frio, como não podia sair arrefeceu, e formaram-se na parte de baixo do prato gotas muito pequeninas de água. Passando do estado gasoso ao estado líquido, ocorreu a condensação. Estas gotinhas formaram uma pequenina nuvem, que ficando cada vez maiores caiam, estava a chover.


CONHECIMENTOS CONSOLIDADOS
Quando está calor e o vento sopra, a água dos mares e dos rios evapora-se tal como acontece com a água das poças da chuva (simbolizado na experiência pela água quente do balde). A água transforma-se em gás leve que sobe no ar, dá-se a evaporação. A atmosfera está mais fria (gelo do prato)do que a superfície da terra (água do balde). Assim ao subir o vapor de água vai arrefecendo formando-se gotas muito pequeninas de água. São estas gotinhas que formam as nuvens. Á medidas que arrefecem, as gotinhas de água vão ficando cada vez maiores (condensação). Se ficarem demasiado grandes começa a chover
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