O Segundo andar, foi o mais divertido de todos, o andar das cordas vocais. É aqui onde é produzido o som, reparamos como funcionam as cordas vocais, vimos a traqueia, por onde passa o ar que entra e sai dos pulmões. Também vimos as cordas vocais. As cordas vocais mexem-se muito quando falamos, contraem-se, esticam-se, fazem muitos movimentos, elas fazem isso porque para além de vários músculos, tem um suporte elástico que é o suporte vocal, se falarmos devagar elas mexem-se lentamente se falarmos depressa os seus movimentos são mais rápidos e podem provocar cansaço, se falarmos muito alto estamos a esforçar as nossas 2 cordas vocais. As cordas vocais, como todos os músculos têm que descansar, os professores devem descansar depois de darem uma aula, os alunos não devem falar alto nem gritar. A rouquidão é um dos primeiros sinais de cansaço. A bebida melhor para se ter uma boa voz é a água, mas sem ser muito fria.
No Terceiro andar, visitamos as várias áreas onde se processa a ressonância da voz, onde o som é ampliado. Os lábios, os dentes e a língua são importantes para a voz, para a articulação de sons e palavras. A cavidade vocal é enorme, em baixo está a língua, em cima está o véu do paladar que se prolonga em baixo pela úvula ou a campainha estes também vão servir para a articulação das palavras e também vão servir para a ressonância e amplificação do som.
Aprendemos, que para ter uma voz fantástica devemos beber de 5 a 6 copos de água por dia;
Não gritar;
Não falar muito alto;
Não falar muito tempo ao telemóvel;
Quem gosta de cantar e representar, deve ter aulas de colocação da voz;
Não abusar de bebidas gasosas, podem provocar ou agravar um refluxo. ( Refluxo - “subida” do suco gástrico até à “garganta”);
Não se deve comer ou beber antes de deitar pelo risco de “refluxo”
O Ambiente seco, com fumo, o ar condicionado prejudicam a voz. Solução: Beber ainda mais água;
Ainda observamos um filme sobre as Patologias da voz.
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