Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”

Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”


Cinco Projectos aprovados no Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca
Foram aprovados cinco projectos que o Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca apresentou ao Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”.
Com esta aprovação, o Agrupamento vai receber um prémio de participação que se traduz num apoio financeiro no montante global de 1900 euros, tendo em vista o apoio ao desenvolvimento de projectos a desenvolver na área das Ciências Exactas.
No âmbito da Direcção Regional de Educação do Norte, foram aprovados 182 candidaturas, 18 das quais dizem respeito ao Distrito de Viana do Castelo, entre elas as cinco do nosso Agrupamento.
Subordinada ao tema “Biologia Ciências da Terra e da Vida”, a 9.ª edição do "Ciência na Escola" operacionaliza-se em quatro escalões, do pré-escolar ao secundário, pretendendo estimular o interesse dos alunos pelas Ciências Exactas – Matemática, Física, Química, Biologia...
No Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca, foram dois os projectos aprovados para dinamizar entre as crianças da educação pré-escolar, com os títulos genéricos “As pedras também falam” e “O milho dos meus avós”. Por sua vez, os projectos que envolvem turmas dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico intitulam-se “Biobarca” e “A união faz a força”. No ensino secundário, foi aprovado o projecto “Floresta: uma comunidade clímax”.
Recorde-se que a instituição do Prémio anual da Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” resulta de um Protocolo assinado em 2002 entre a Fundação Ilídio Pinho e o Ministério da Educação.

http://www.avepb.net/sitio/index.php?option=com_content&view=article&id=385:premio-fundacao-ilidio-pinho-ciencia-na-escola&catid=2:gerais&Itemid=4 0 comentários

PARABÉNS...

Muitos Parabéns, pelos teus 5 aninhos...
0 comentários

Eleições na nossa sala ...

Tal como fazemos todos os dias, reunimos à volta da mesa ou no tapete e contamos as novidades do dia anterior. Segunda-feira, após a eleição do Presidente da Republica as crianças chegaram à sala cheias de novidades.

- Ontem fui com a minha mãe votar, mas ela explicou-me que só posso votar quando tiver 18 anos.
- Eu também fui, não votei mas gostava muito…
 Estes meninos são muito atentos e sabiam o nome de quase todos os candidatos à Presidência da Republica assim como  do Presidente da Republica reeleito, mas não ficaram por aqui! Sabiam também o nome do Primeiro Ministro e do Presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca.
Após muito conversarmos o grupo chegou à conclusão que na nossa sala também fazia falta um presidente.
Para haver eleições na nossa sala precisamos de candidatos, por isso cada grupo ( são 3 os grupos) tiveram que eleger o seu candidato. Foram assim apresentados os três candidatos, da mesa 1 Daniel Lima, da mesa dois Afonso e da mesa 3 Aninhas.
- Temos de pintar também as Bandeiras, para depois festejarmos…
Tivemos que procurar uma bandeira, escolhemos a de Portugal, é muito bonita e é do nosso pais.
Na terça feira logo de manhã preparamos tudo, os boletins de voto que a professora fez no computador com as fotografias de todos os candidatos, a urna para colocar os votos uma esferográfica para fazer o x. Depois lá fomos votar, a Maria João, a Beatriz e o Simão estavam na mesa de voto a controlar os eleitores.
Um a um lá foram passando pela mesa de voto, no final fez-se a contagem, 13 votos para o Daniel Lima, 4 para o Afonso e 7 para a Aninha, (o candidato Afonso não veio à Escola por estar doente) a Maria João registou no Gráfico, o resultado.  
O vencedor foi o Daniel Lima.

Após a eleição discutiram-se as funções do novo presidente, assim o grupo decidiu que:


- Deveria cumprir todas as regras para dar sempre o exemplo;
- Aprovar as regras da sala;
- Falar com a Educadora quando algo não agradar;
- Ouvir a opinião dos colegas;
- Reunir com o grupo e debater assuntos do seu interesse.
Ficaram de pensar em mais... 0 comentários

INVERNO que frio!!!



0 comentários

INVERNO




Era uma vez um grupo de amigos que viviam na Serra da Estrela…. Eles eram bonecos de neve. Como estavam fartos de ser brancos resolveram pedir à Fada da Neve que os colorisse das cores que eles mais gostavam: azul (como o céu), verde (como as ervas que brotam na Primavera) e amarelo (como o sol). A fada disse que lhes concedia o desejo, mas eles teriam que dizer como deviam ser coloridos.
Tudo seria fácil se a Fada não impusesse duas condições:


1ª Cada boneco tem que ter as três cores (azul, verde e amarelo) ou seja, o chapéu, a cabeça e o corpo têm que ter cores diferentes;

2ª Todos os bonecos têm que ser diferentes uns dos outros, ou seja, um boneco não pode estar colorido da mesma forma que os seus amigos.

Queres ajudar os Bonecos de Neve? Quantos amigos são?



0 comentários

Ciclo da Água Motivação para o tema

A sensibilização para o tema  ocorreu por meio da exploração da música “Planeta Água”, do compositor e cantor Guilherme Arantes, cuja letra  foi explorada de modo a permitir uma melhor compreensão do tema


Após esta exploração realizaram-se outras experiências, observaram-se filmes e realizamos um teatros sobre a gotinha de água.
0 comentários

Estados Físicos da Água

Check out this SlideShare Presentation:
Realizamos as experiencias ... e os registos

                0 comentários

Quanto choveu?

Quanto choveu?

Material
garrafa de plástico de 1.5 l
fita adesiva
régua, caneta de tinta não solúvel
tabela para registar as quantidades de água da chuva
Vamos construir um medidor de chuva que nos permita dizer quanto choveu!

Uma garrafa de plástico de refrigerante de 1,5. Cortamos a garrafa a cerca de dois terços de altura. Pegamos na parte de cima e voltamos a cortar de modo a ficarmos apenas com o funil. Colamos o funil com fita adesiva à parte de baixo da garrafa, Para podermos saber facilmente quanto choveu, fizemos uma escala: um conjunto de traços todos à mesma distância uns do outros, numerados. Marcamos um traço grande com uma caneta de feltro de tinta não solúvel em água à distância de dois dedos do fundo da garrafa.

Acima deste risco marcamos vários traços todos à mesma distância uns dos outros, por exemplo 1 cm. Ao lado do primeiro traço marcamos um `0'. Continuamos a numerar os traços de baixo para cima até todos os traços ficarem com um número em frente. Temos o nosso medidor pronto

Iniciamos a recolha no dia 15-01-2011 pelas 10h registamos a quantidade de água todos os dias da semana pelas 16 h.

0 comentários

Ciclo Da Agua

Check out this SlideShare Presentation:
0 comentários

PARABÉNS...

Muitos Parabéns ao Miguel...   que fez 5 anos
0 comentários